quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mais calma...

Hoje estou mais calma. Ontem correu bem melhor. Quando a fui buscar à creche ela não tinha dormido à tarde e por isso ainda dormiu 1 horinha quando chegou a casa. Depois ajudou a mãe a arrumar o quarto dela, as roupas que já não serviam e até dobrou a roupa e tudo! Tomou banho, tentou fazer birra mas eu ignorei por completo, nem lhe disse para ela se calar. Calou-se sozinha. Jantou tudo e mais houvesse (não arrisquei a sopa, louca mas não tanto) e depois de brincar mais um bocadinho foi dormir. Levou algum tempo e estava já na cama dela mais para lá do que para cá quando chegou o pai e estragou tudo. Foi vê-la, cheio de saudades quis ir dar um beijinho. Tudo muito bem se não soubesse a filha que tem que quando o vê quer logo ir para o colo dele. Berreiro infernal!!!! Mas eu resolvi o assunto muito bem. Agora ficas tu com ela que não posso ser sempre eu a má. Lá a adormeceu (e a ele também). E depois disso eu criei uma nova regra: se ele chegar e ela estiver a adormecer ou quase a dormir ou a dormir há menos de meia hora NÃO HÁ BEIJINHOS. Compreendo as saudades, não a viu o dia todo, mas ela tem que ter regras e isso passa por não se levantar mais quando já está na cama.
Mas pronto, regra geral correu melhor ontem. E também fiquei muito mais descansada porque, embora tenha lido que as birras são desde os 15 meses (que faz hoje, PARABÉNS ALICE!!!!) até aos 3 anos (xiças!!!!!!!!!) os outros pais queixam-se do mesmo. Não estou sozinha, pode não ser mau feitio dela, é mesmo assim em todas as crianças. assim esperemos.
Beijinhos a todas as mães que lutam contra as birras...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Estou deprimida

A todas as mães, avós, pedopsiquiatras, pediatras, psicólogos e outros que tais... SOCORRO!!!!!!!!!!!
Quando a minha filha nasceu, há 15 meses, fiquei muito contente por ela ser do meus signo, Escorpião. Agora já nem tanto. E também achei muita piada quando o pediatra disse: ai ela tem essa veiazinha no cimo do nariz?? Vai ter muito bom feitio!!! Depois conta-me.
A minha pergunta é: será só uma fase? É da idade? É normal? Ou ela vai ser sempre assim?????
Quando era mais bebé já se fazia prever a sua grande vontade de só fazer o que queria. Mas agora é demais. Assim que a contrariamos, nem que seja numa coisa mínima, começa a gritar como se lhe estívessemos a bater. Mas birras brutais. A mudar a fralda, a despir a roupa, a vestir a roupa, a comer. Ontem de manhã ficou com o pai aos gritos porque queria o leite mas se nós lho dávamos não queria. Depois da escola tomou banho e desta vez pensei que ela podia ficar um bocadinho na banheira a brincar. E ficou, toda contente. Mas e depois para sair? Para vestir o pijama foi o fim do mundo. Depois de tudo o que já tinha lido deixei-a ficar a chorar. Lá parou e eu pedi-lhe um abracinho de desculpas. Teimosa e torta! Andou a arrastar e depois fingiu que escorregava e agarrou-se a mim com a cara dela encostada à minha que são os miminhos dela. Depois veio o pior. A sopa era uma coisa que já não lhe conseguia dar. Na escola disseram-me para a tentar "enganar" com o segundo prato. Se não comia a sopa não comia o segundo. Assim foi. Pus a sopa e o prato com arroz e carne. Abanou logo a cabeça à sopa e eu tirei-lhe o outro prato da frente. Assim que pousei o prato na mesa de trás e olhei para ela... tinha o prato da sopa no ar virado ao contrário e berrava que se desunhava. Dei-lhe uma palmada na mão. Calou-se e depois de fazer beicinho... gritou ainda mais. Que fúria!!! Tive que limpar tudo e depois não sabia o que havia de fazer. Castigava-a e não lhe dava o jantar? Mas e depois não comia. Lá lhe dei o arroz, comeu tudo e mais houvesse e aí já brincava comigo. Mas eu estava tão irritada que nem conseguia falar. Jantei eu logo a seguir e fui deitá-la (ela ainda adormece ao colo ou na minha cama, sim). Estava cheia de sono e nem refilou como costuma. Mas aí falei com ela. Disse que a mãe estava muito triste e que ela não podia fazer aquelas birras. Nem olhou para mim. Encostou a cara dela à minha e ali ficou até adormecer. E eu senti-me muito derrotada. Até chorei e tudo. Estou um bocado assustada com este temperamento dela. Não quero ser daquelas mães que está sempre a ralhar e em constante luta com ela.
Quando fui para sala peguei nos meus livros livros todos de crianças e todos dizem o mesmo. É ignorá-los. Deixá-los chorar. Dizer: gosto muito de ti mas essas birras não são para mim. Dói o coração mas alguma coisa tenho que fazer e rápido senão ela vai mandar em mim. E isso não pode ser.
Pos isso, se alguém já passou por isto e conseguiu resolver por favor ajudem-me. Eu não quero que ela seja uma criança difícil. Não quero birras de supermercado (é evitar levá-la claro!).
És uma peste mas eu adoro-te Alice!