quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Estou deprimida

A todas as mães, avós, pedopsiquiatras, pediatras, psicólogos e outros que tais... SOCORRO!!!!!!!!!!!
Quando a minha filha nasceu, há 15 meses, fiquei muito contente por ela ser do meus signo, Escorpião. Agora já nem tanto. E também achei muita piada quando o pediatra disse: ai ela tem essa veiazinha no cimo do nariz?? Vai ter muito bom feitio!!! Depois conta-me.
A minha pergunta é: será só uma fase? É da idade? É normal? Ou ela vai ser sempre assim?????
Quando era mais bebé já se fazia prever a sua grande vontade de só fazer o que queria. Mas agora é demais. Assim que a contrariamos, nem que seja numa coisa mínima, começa a gritar como se lhe estívessemos a bater. Mas birras brutais. A mudar a fralda, a despir a roupa, a vestir a roupa, a comer. Ontem de manhã ficou com o pai aos gritos porque queria o leite mas se nós lho dávamos não queria. Depois da escola tomou banho e desta vez pensei que ela podia ficar um bocadinho na banheira a brincar. E ficou, toda contente. Mas e depois para sair? Para vestir o pijama foi o fim do mundo. Depois de tudo o que já tinha lido deixei-a ficar a chorar. Lá parou e eu pedi-lhe um abracinho de desculpas. Teimosa e torta! Andou a arrastar e depois fingiu que escorregava e agarrou-se a mim com a cara dela encostada à minha que são os miminhos dela. Depois veio o pior. A sopa era uma coisa que já não lhe conseguia dar. Na escola disseram-me para a tentar "enganar" com o segundo prato. Se não comia a sopa não comia o segundo. Assim foi. Pus a sopa e o prato com arroz e carne. Abanou logo a cabeça à sopa e eu tirei-lhe o outro prato da frente. Assim que pousei o prato na mesa de trás e olhei para ela... tinha o prato da sopa no ar virado ao contrário e berrava que se desunhava. Dei-lhe uma palmada na mão. Calou-se e depois de fazer beicinho... gritou ainda mais. Que fúria!!! Tive que limpar tudo e depois não sabia o que havia de fazer. Castigava-a e não lhe dava o jantar? Mas e depois não comia. Lá lhe dei o arroz, comeu tudo e mais houvesse e aí já brincava comigo. Mas eu estava tão irritada que nem conseguia falar. Jantei eu logo a seguir e fui deitá-la (ela ainda adormece ao colo ou na minha cama, sim). Estava cheia de sono e nem refilou como costuma. Mas aí falei com ela. Disse que a mãe estava muito triste e que ela não podia fazer aquelas birras. Nem olhou para mim. Encostou a cara dela à minha e ali ficou até adormecer. E eu senti-me muito derrotada. Até chorei e tudo. Estou um bocado assustada com este temperamento dela. Não quero ser daquelas mães que está sempre a ralhar e em constante luta com ela.
Quando fui para sala peguei nos meus livros livros todos de crianças e todos dizem o mesmo. É ignorá-los. Deixá-los chorar. Dizer: gosto muito de ti mas essas birras não são para mim. Dói o coração mas alguma coisa tenho que fazer e rápido senão ela vai mandar em mim. E isso não pode ser.
Pos isso, se alguém já passou por isto e conseguiu resolver por favor ajudem-me. Eu não quero que ela seja uma criança difícil. Não quero birras de supermercado (é evitar levá-la claro!).
És uma peste mas eu adoro-te Alice!

7 comentários:

  1. não desesperes, tens que ter calma, melhores fases virão e depois até te vais rir, pois...
    quando o que queremos mesmo é desatar aos gritos, chorar, virar o prato da sopa!
    as nossas filhas têm muita sorte**
    estou a escrever enquanto a R. grita desalmadamente ao meu lado, por tudo e por nada, com uns olhos de sono mas a fazer uma força, oh Meu Deus!!
    mas deixo chorar, ponho a chucha, dou festinhas, mas tem que se frustrar também.
    quanto ao signo, eu sou virgem ascendente escorpião, e muito mais escorpião que virgem****vê o lado positivo o que agora parece mau daqui a uns anos é tido como coragem, perseverança, força.
    a R. é balança, não conheço ninguém balança, mas dizem que é bom, mas todos os dias faz umas boas birras para comer.
    desejo-te um dia feliz

    foi o tempo de escrever o comentário já dorme... enfiada no côco, mas dorme :)

    ResponderEliminar
  2. pode ser um pouquinho anti-pedagógico maaaas... se não comem num dia não faz mal! no dia a seguir têm mais fome comem tudo! (isto sei por expª própria ;))

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Aqui estou eu, nem sei bem como aqui cheguei e vejo... o que passei e ainda passo com o meu filho!
    E ele vai fazer 3 anos dentro de 1mês... portanto, n desesperes!!!
    Sei muuuuito bem do que falas e na maioria das vezes, não conseguia, nem consigo fazer nada...
    Algumas vezes resultada distraí-lo de repente, como por exemplo: olha ali no tecto, o que foi aquilo? e ele no meio da birra perguntava: o quê? onde? e eu lá ia inventando mais coisas e conversas...
    por vezes desespero, especialmente à noite qd tb já estou estoirada... deito-me na cama ao lado da dele a contar uma história e...adormeço! :)
    e é ele que me pergunta: então mãe?! Continua!!!
    E lá digo... a mãe já está a dormir...faz também oó... ihihihi
    N é fácil... mas quando a vês a sorri ou quando te dá uma beijoca ou um abraço, n é a melhor coisa do muuundo?! ;)
    Bjokas p as duas********
    Cat

    ResponderEliminar
  4. Há crianças e crianças, há dias e dias...Não desesperes, mantem-te firme e vais ver que aos pouquinhos, ela vai vendo que não é só a vontade dela que vale. Ela está a experimentar, a ver até onde pode ir, onde a deixam ir, e vai tentanto sempre mais um pouquinho... Não é fácil, ah pois não...
    O meu filho (hoje tem 7 anos) nunca foi uma criança de birras, "quase" sempre acatou o que lhe diziam, sempre dormiu sózinho, no escuro(sem luz de presença) sem precisar companhia, comeu sem problemas, enfim um doce de criança. Mas desde pequeno,duas vezes por ano (eu sei que parece estranho, mas é verdade) durante uma semana completa, transforma-se, torna-se numa pestinha desafiadora, que me deixa desarmada, sem teoria que me valha. Aí, dou por mim ao fim do dia, na cama, esgotada e a chorar por pensar que a culpa é minha e que sou eu que estou a agir mal com ele. São essas situações que nos deixam em desespero, mas com a ajuda do pai, vamos deixando os dias passar, mantendo a nossa atitude de sempre. Depois volta ao normal, como se nessa semana não fosse ele que ali estava.

    Cada cabeça, sua sentença, e por mais conselhos que ouças, age com o coração e de acordo com o que achares que funciona convosco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas. E realmente é verdade. Uns dias são mais fáceis que outros. Há dias em que está muito bem disposta, come tudo e dorme num instantinho, e brinca imenso. Há outros em que dá vontade de a deitar e ignorá-la. Mas nós também temos dias melhores do que outros, mas fazemos o que queremos e não damos satisfações a ninguém. É assim a vida de crescido com vidas de pequeninos.
    Mas os miminhos são a melhor coisa do mundo, muito bons mesmo.
    Beijinhos a todas e mais uma vez obrigada
    Yolanda

    ResponderEliminar
  6. olá!
    só de ler até me arrepiei! ainda não cheguei a essa fase... mas também tenho um escorpião... a pediatra também já me avisou... beijos para a alice e mamã
    ct

    ResponderEliminar
  7. Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.

    ResponderEliminar